Doutorado Interinstitucional em BioEnergia

PhD in Bioenergy

Doutorado em Bioenergia  (PhD in Bioenergy) é um Programa Internacional e Interinstitucional focado na formação de profissionais de excelência para atuar em Pesquisa, Inovação e Empreendedorismo, tanto na Academia, como Governo e no Setor Privado.

Os doutores formados pelo programa ser√£o capacitados a enfrentar desafios internacionais em rela√ß√£o √† substitui√ß√£o das fontes f√≥sseis de carbono e energia por fontes renov√°veis vindas da Biomassa. Para isso o Curso d√° √™nfase nas √°reas de ‚ÄúProdu√ß√£o de Biomassa e Biorefinarias‚ÄĚ, ‚ÄúBiocombust√≠veis e Motoriza√ß√£o‚ÄĚ e ‚ÄúSustentabilidade Socioecon√īmica e Ambiental‚ÄĚ.

O Curso contra com um Corpo Docente de alto n√≠vel, atuando nas diversas √°reas do conhecimento necess√°rias para uma forma√ß√£o ampla e s√≥lida, al√©m de proporcionar aos alunos uma Rede de Contatos Profissional que √© de grande import√Ęncia para o desenvolvimento de projetos e a inser√ß√£o no Mercado de Trabalho.

O Doutores formados pelo Programa estarão amplamente capacitados para desenvolver projetos na área de Bioenergia, relatar os seus resultados de forma rigorosa a partir da redação de artigos científicos e patentes, e de perceber as oportunidades de empreender a partir da capacitação desenvolvida.

Saiba o que você precisa para sua capacitação

Antes da Matrícula:

Projeto de Pesquisa nos Moldes da FAPESP

Durante o Curso
(24 a 48 meses):

16 Créditos (4 disciplinas de 4h/semestre)
2 Qualifica√ß√Ķes: 2¬ļ e 6¬ļ Semestre

Para obter o título

1 Artigo Qualificado ou
1 Pedido de Patente Defesa da Tese

Tenha Sucesso contribuindo para um planeta mais sustent√°vel

Artigo: artigo publicado em revista A1 ou A2 do quais (interdisciplinar) ou patente (a Instru√ß√£o Normativa n√£o pede que seja necessariamente 1¬ļ autor).

Este programa é o resultado de um Acordo de Cooperação entre três universidades estaduais de São Paulo: Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (UNICAMP) e Universidade Estadual de São Paulo (UNESP).

Este programa é o resultado de um Acordo de Cooperação entre três universidades estaduais de São Paulo: Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (UNICAMP) e Universidade Estadual de São Paulo (UNESP).

Na USP, a unidade respons√°vel pelo programa √© a¬†Escola Superior de Agricultura ‚ÄúLuiz de Queiroz‚ÄĚ (ESALQ), localizada na cidade de Piracicaba (SP);

 

Na UNICAMP, a unidade responsável pelo programa é a Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) localizada na cidade de Campinas (SP); Clique aqui 


Na UNESP, a unidade responsável pelo programa é o Instituto de Pesquisa em Bioenergia, localizado na cidade de Rio Claro (SP). Clique aqui

A seleção dos alunos acontece anualmente através de edital com regras e normas definidas pelo programa.

Para conhecer mais sobre o Curso de Doutorado em Bioenergia, acesse:

Coordenação Local

USP ‚Äď Escola Superior de Agricultura ‚ÄúLuiz de Queiroz‚ÄĚ (ESALQ) ‚Äď Piracicaba-SP .
UNICAMP ‚Äď Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) ‚Äď Campinas-SP
UNESP ‚Äď Instituto de Pesquisa em Bioenergia ‚Äď Rio Claro-SP.

Comitê Executivo

USP ‚Äď Carlos Alberto Labate
UNICAMP ‚Äď Gustavo Mockaitis
UNESP ‚Äď Michel Brienzo e Jonas Contiero

Coordenador Geral

Prof. Dr. Carlos Alberto Labate
E-mail: calabate@usp.br