Otimização da Produção do Biogás com Sementes de Moringa oleifera

Resumo: A produção de biogás (como fonte de energia) e de ácidos orgânicos (como produto de valor agregado) por meio da digestão anaeróbia (DA) pode ser afetada por diversos como a presença de macro e micronutrientes.

A produção de biogás (como fonte de energia) e de ácidos orgânicos (como produto de valor agregado) por meio da digestão anaeróbia (DA) pode ser afetada por diversos como a presença de macro e micronutrientes. A adição de um meio nutriente para melhorar o processo pode apresentar elevado custo de aplicação, inviabilizando todo o tratamento. A busca por alternativas viáveis para melhorar a produtividade desses produtos da DA é tema relevante, pois pode possibilitar agregar mais valor aos produtos. Pesquisas incipientes em tratamentos anaeróbios de águas residuárias identificaram que a utilização de extrato da semente de Moringa oleífera (ESM) pode atuar como um suplemento de nutrientes para melhoria no desempenho do processo como um todo. O presente trabalho tem como objetivo a investigação da influência da adição do ESM na cinética da DA, considerando a produção de biogás, ácidos orgânicos e de consumo de matéria orgânica. Na Fase I, serão determinadas as variáveis de interesse que interferem no desempenho da DA. Durante a Fase II, será verificada a influência do ESM na atividade metanogênica específica. Na Fase III o ESM será diretamente aplicado em um biorreator anaeróbio contínuo de leito fixo ordenado (ABFSB). O inóculo utilizado será proveniente de um reator UASB tratando efluente de abatedouro de aves. Serão realizadas análises periódicas de produção e composição do biogás, carbono orgânico total e ácidos orgânicos voláteis. Espera-se que ao final do projeto seja possível definir os valores ótimos das variáveis ambientais mais importantes da DA, além de se estabelecer o efeito e viabilidade da utilização do ESM na atividade metanogênica específica, na produção de ácidos orgânicos voláteis e na cinética de degradação de matéria orgânica.

Bioenergia

Valor do Projeto: R$ 138142.95